sexta-feira, 20 de junho de 2008

Comentários do primeiro dia de desfiles da edição Verão 2009 do SPFW


Falta ainda mais de 6 meses para o verão, mas as tendências para as próximas estações já estão formadas. Começou nesta última terça-feira, dia 17 de junho, a Edição de Verão do São Paulo Fashion Week – ou SPFW, para os íntimos – o maior evento do Calendário Oficial da Moda Brasileiro. Ao todo, 49 marcas e grifes vão desfilar nas passarelas do evento, que ocorre até segunda, dia 23 de junho.


O primeiro dia de desfiles foi marcado pela apresentação de algumas das tendências que vão tomar conta dos guarda-roupas neste próximo verão. Os desfiles começaram às 15 horas, com a apresentação da Osklen, trazendo para as passarelas blusas largas, com cores limpas, lisas e claras – como o branco, o bege e o salmão – sem muitas estampas. O preto e o rosa também apareceram na coleção, além do cinza que será muito usado. Como acessório, o chapéu será indispensável para a proteção contra o sol, em um modelo que lembra um tradicional chapéu de pescador.

Logo após, às 17 horas, quem subiu às passarelas do evento foi marca de Patricia Vieira. As modelos apresentam peças que sobrepõem o liso com o estampado. O floral volta com força total, em uma estampa que mistura cores como o azul, o vermelho e o predominante amarelo. Assim como na Osklen, as peças, principalmente as blusas, permanecem largas para elas. Em certas peças, como em jaquetas curtas e em algumas blusas, os cortes retos e até geométricos serão tendência. Os decotes em “V” também serão aplicados à blusas e camisetas, podendo ser com tecidos lisos e de cor única, com cores como o preto, azul ou marrom.

Um ar de “gangster” foi dado ao desfile da 2nd Floor, da Ellus, que iniciou seu desfile às 18 horas. Os chapéus tradicionais, usados pelos gangsters em filmes, deram um ar diferente ao desfile. Tanto eles como elas o usavam. Outra peça vista em abundância durante o desfile foi uma espécie de colete, um pouco mais comprido que os originais, dando um ar de jaqueta. Nas estampas para elas, as blusas vêm com listras grossas e grandes, com cores lisas, como o branco, azul e vermelho, além do estampado floral (com flores pequenas) e colorido. Para eles, o branco, com a estampa de cachorrinho é marca da grife e será muito usado. E para os dois, MUITO jeans.

Entrando na noite, às 19 horas, subiu às passarelas a Forum Tufi Duek, também apresentando uma coleção com cores limpas e lisas, dando destaque para o branco, o salmão e o bege. Os cortes são mais retos e tradicionais em baixo, porém mais ousados em cima. Os cintos voltam a ser largos, também em cores claras. Regatinhas e vestidos na versão tomara-que-caia serão sensação.

Às 20h15 quem apresentou sua coleção foi a grife de Fábia Bercsek. São tendências certas as roupas largas, principalmente as peças da parte de cima. Os vestidos curtinhos e as mini-saias também aparecerão com muita intensidade. Para acompanhar tudo isso, os pés calçam tênis (principalmente brancos) ou botas confortáveis.

Para encerrar o primeiro dia de desfiles, Do Estilista apresentou uma coleção onde o xadrez continua com a corda toda, mesmo com a saída do inverno, o branco e o preto aparecem lisos e limpos e as estampas serão muito coloridas.

Na galeria de fotos do Zagora, você confere os melhores momentos dos desfiles desse primeiro dia de SPFW Verão 2009. Amanhã tem mais.

Fotos: Agência FotoSite

Nenhum comentário: